Notícias
O Concurso Cidade do Penedo de Poesia e Conto, edição 2019, tem repercussão internacional
Galeria de videos – Sessão Solene – Homenagem Póstuma
Galeria de imagens – Sessão Solene – Homenagem Póstuma
APLACC realiza sétima edição de Concurso Literário
Homenagem ao Professor Wilson José Lisboa Lucena
A APLACC comemora 55 anos com solenidade
Necrológio À memória do Prof.: Wilton Lisboa Lucena

P
S

VII Concurso Cidade do Penedo
de Poesia e Conto

O VII Concurso Literário da APLACC bate todos os recordes de participantes e trabalhos inscritos

O Concurso Cidade do Penedo de Poesia e Conto é um evento cultural que desde 2007 vem incentivando a produção literária em Penedo e região. Desde as últimas edições, o evento tem recebido inscrições de todo o Brasil e em razão da ampla divulgação nas redes sociais vem internacionalizando-se, tendo recebido em sua última edição trabalhos de dez países e quatro continentes (leia o artigo).

No ano de 2019, o VII Concurso Literário da APLACC bateu todos os recordes de participantes e de trabalhos inscritos desde que foi lançado. Ao fim das inscrições já havíamos superado todas as expectativas, atingindo a marca de 497 participantes em todas as modalidades e categorias, totalizando 1173 trabalhos inscritos, que concorreram na três modalidades previstas em edital, como se segue:

I – Modalidade Poesia, categoria Juvenil:
1º LUGAR – Troféu Carlos Drummond de Andrade
2º LUGAR – Troféu Cecília Meireles
3º LUGAR – Troféu Jorge de Lima
4º ao 10º LUGAR – Diploma de Menção Honrosa

II – Modalidade Poesia, categoria Adulto:
1º LUGAR – Troféu Sabino Romariz
2º LUGAR – Troféu Maurício Gomes
3º LUGAR – Troféu Machado de Lemos
4º ao 10º LUGAR – Diploma de Menção Honrosa

III – Modalidade Conto, categoria Adulto:
1º LUGAR – Troféu Helson Batinga
2º LUGAR – Troféu Hildo Machado
3º LUGAR – Troféu Fernando Sávio
4º ao 10º LUGAR – Diploma de Menção Honrosa

O sucesso do evento é uma prova do valor que as letras, artes, cultura e ciências ocupa no país, não obstante as adversidades do presente. Todos estão de parabéns por fazerem parte desse momento onde se revelam os trabalhos finalistas. O número surpreendente de trabalhos inscritos aliado a qualidade literária dos textos avaliados pelas comissões julgadoras revelam o mérito dos trabalhos classificados, dentro de um rigor e isenção que é característica de todas as edições do evento.

Para chegar ao resultado final e apresentar os 30 finalistas do concurso, as comissões avaliadoras trabalharam ao longo dos últimos dois meses e levaram em conta os seguintes fatores: estilo individual; técnica literária; adequação ao gênero; fios narrativos; plurissignificação; ficcionalidade; aspecto subjetivo; ênfase poética; dimensão estética; e, a singularidade do estilo. Confira no link abaixo o resultado final do VII Concurso Cidade do Penedo de Poesia e Conto/2019.


RESULTADO FINAL

Apoio Cultural

Sabia que você também pode contribuir com a Cultura, Artes, Letras e Ciências em nossa região? A Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências é uma organização sem fins lucrativos que ao longo dos seus 55 anos vem se reafirmando como a instituição mais consistente no tocante à preservação da tradição literária e da cultura em Penedo, confirmando seu papel e sua relevância na sociedade local e regional. Junte-se à APLACC nesta missão de promover e desenvolver, em todos os níveis, atividades de natureza literária, artística, cultural e científica. Contribua enquanto pessoa física ou, enquanto empresário, faça como as empresas “Empório da Fé“, “I-Go Success“, “Supermoda” e “MegaMídia“. Entre em contato através do e-mail: apoiocultural@aplacc.org.br










Academia Penedense de Letras, Artes, Cultura e Ciências – APLACC
Casa de Aposentadoria, Pav. superior, Sala 1
Praça Barão de Penedo, S/N – Centro Histórico
CEP 57.200-000
Penedo/AL


Copyright © 2019 APLACC. Direitos reservados.

Você receberá em seu e-mail as novidades da APLACC

Tente novamente

APLACC will use the information you provide on this form to be in touch with you and to provide updates and marketing.